quarta-feira, 30 de março de 2011

CAMINHANTE NA VIDA...


Essa dor que me atravessa o peito já é velha conhecida. As vezes aparece sem ser convidada e se instala dentro do meu pequeno coração. Sinto ela tão grande que as vezes é impossível conceber que possa senti-la. Tudo é tão intenso, vivo. Tudo é insegurança, estar vivo é se sentir insegura constantemente, pelo menos quando se tem consciência do que realmente é a vida. Claro que tem pessoas que não se importam, são estúpidas a vida inteira. Viver consciente é uma escolha.
Criamos expectativas em cima de coisas que são impossíveis de alcançar e se a alcançamos não a queremos no próximo instante. Sentimos medo de perder e nem ao menos temos o que tememos perder. O ser humano é muito complexo, eu sou muito complexa. Minha mente não me deixa em paz sempre me cutucando, sempre me chamando a ver , perceber coisas, que me incomodam e me levam a questionar. As vezes queria sentir menos , enxergar menos, pensar menos. Viver como mera observadora do mundo. Tudo me atravessa de tal maneira que quando menos percebo já fui atingida, remexida. E tudo vira de ponta cabeça ,me deixando no avesso do avesso.
E assim vou vivendo sempre com essa sensação esquisita no estômago, por isso saio caminhando, sou uma caminhante da vida. Tento apressar o passo para ver se consigo encontrá-la na próxima esquina para que possamos manter um diálogo, para que ela seja mais amena. Mais ela sempre me foge e por isso continuo caminhando, sempre, nessa ânsia de encontra-lá para que ela possa me dar as respostas que preciso neste momento.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ENQUANTO SE VIVE...SE APRENDE.

Quem me conhece um pouquinho mais sabe da minha fascinação, encantamento pelos orientais, sempre me espelho em suas filosofias.

Ontem passei 14 horas num hospital com suspeita de dengue , nesse entra e sai de pessoas fiquei fazendo uma coisa que adoro que é observar. O comportamento de um senhor me chamou a atenção  me fazendo lembrar de uma reportagem que li tempos atrás sobre o uso das máscaras cirurgicas que os japoneses usam nas ruas.

O hospital estava cheio , para ser atendido pelo medico esperamos por horas , conforme as pessoas iam sendo atendidas a gente se levantava e passava para outro banco. E esse dignissimo senhor  demorava para passar, depois de um tempo ele se levantava e sentava, pensei que ele estava se sentindo mal coisa e tal...

Até que sua esposa chegou ( ah esqueci de dizer que ele tossia muito, escandalosamente e não colocava a mão na boca, esparramando bacterias pra todo lado)  ela disse para ele sentar no banco vazio,  dai minha surpresa-  ele disse que estava esperando esfriar, vai que  a pessoa tinha alguma doença...

Confesso que fiquei indignada!!

Em nenhum momento ele se preocupou com os outros que estavam expostos às suas bacterias das tosses , no seu egoismo pensou só nele.

Quanto os ocidentais estão longe na humanização, da noção de grupo dai lembrei da reportagem .

 Os orientais usam máscaras não para se protegerem mais para proteger o outro, eles usam máscaras para não contaminar o outro com sua gripe ou outras doenças. Ou seja eles pensam no OUTRO.












terça-feira, 22 de março de 2011

VOCÊ TEM MEDO DE DIZER EU TE AMO?

Assisti a esse video várias vezes, não sei se é montagem ou não mais a essencia é linda!!

O que mais me impressionou foi a reação do menino quando ela diz que ele é seu namorado.A carinha de surpresa e felicidade dele contagia.

Queria que nós seres humanos pudessemos aprender e agir mais com as crianças em vez de tentarmos colocar a elas nossa educação, que na nossa visão limitada achamos que é a certa e muitas vezes não é.

Mais como é dificil para um adulto admitir isso...

Elas nos ensinam muito com sua pureza de sentimentos, de ações não contaminadas pelas regras sociais.

São expontâneas, quando gostam manifestam esse amor , não tem medo de correr para nossos braços, de pedir colo, de chorar quando algo incomoda.

Deixem as crianças serem crianças, não as contaminem,   com certeza elas serão adultos bem melhores do que somos!!

sábado, 19 de março de 2011

EXPERIENCIA...

Se tem uma coisa que gosto muito é criança, conviver com elas é re aprender sempre o gosto pelas coisas , pelas novidades pela experiencia.

Ontem noite , sendo tia, meu sobrinho me  perguntou se eu sabia o que era experiencia, disse que sim. Ele disse que queria fazer uma experiencia, pensei... vichi lá vem alguma coisa pra eu aprender.

Ele pediu um copo com agua e sal, perguntei onde que ele tinha visto essa experiencia, ele disse que em nenhum lugar que ele quem estava pensando, ( ele só tem 4 anos e meio).
Dei o copo com agua e o sal, ele pediu minha ajuda-" tia você tem que me ajudar" colocamos tudo dentro do copo e mexemos com a colher. Não satisfeito com o resultado pediu bolacha, pegou duas, picou e colocou no copo, depois pediu um matinho, dei meu vazinho de hortelã e ele foi colocando e mexendo tudo.

Eu fiquei ali olhando ele fazer tudo com tanta curiosidade e pensei em  gente adulta que perde essa curiosidade pela coisas e que a vida é assim... você vai colocando, preenchendo com coisas e vai vendo o que vai dar. Muitas vezes não é o resultado que esperávamos mais temos que ir tentando colocando ingredientes.( As vezes temos que tirar um ou outro)

Mexeu , mexeu e parecia que não estava bom ainda , pediu papel, picou e depois um pauzinho que achou. Ele ficou tão compenetrado no que fazia que fiquei tão encantada.Ele falou que não podia beber por que senão ia virar um monstro de duas orelhas e pés igual de cachorro.... ri muito, que momento maravilhoso.

A vida é uma eterna experiencia, não podemos desistir de tentar sempre, mesmo se virarmos monstros aos olhos dos outros , temos a chance de fazer novas experiencias e achar o antídoto.

O copo agora esta em cima da minha pia da cozinha estamos esperando o que vai dar...

sexta-feira, 18 de março de 2011

Novas energias...

É muito bom sentir a energia fluindo, pessoas se procurando por afinidades , desejos  e tesão de vida.

Um mundo a ser descoberto, experimentado,  conquistado através da Arte.

Muitas possibilidades que nos enche de energia, de vontade de viver , de  contribuir e compartilhar, com nossa realidade local, colocar nosso corpinho na trincheira e ver onde tudo isso vai dar.

Compartilhar... é isso que me move, sentir que estou crescendo e também ajudando o outro a crescer.

Essa vontade de que o outro também esteja bem, fazer o outro feliz me torna também feliz.

Tenho aprendido muito com a "espírito" de grupo que nossos irmãos do Oriente tem mostrado ao Mundo.
Que não somos nada sem o outro, tudo esta interligado. Precisamos da energia do outro e ele precisa da nossa
Então compartilhem....

quinta-feira, 17 de março de 2011

CONEXÃO COM O EU VERDADEIRO

Liberdade pra mim  é quando nos aprofundamos em nós mesmo, quando conseguimos refletir e  dessamarrar os nós que vamos dando durante o caminhar da vida.

Tudo o que nos foi imposto desde o nascimento deve ser repensado, analisado para que possamos chegar a olhar de essencia para essencia. Enxergando no outro coisas que muitos não vêem. Enxergar com o coração

Não é um caminho fácil, nem todos querem percorrer o caminho da alma. Muitas vezes nos defrontamos com coisas passadas que é muito mais fácil não olhar, deixar de lado.

Mas quando olhamos nossa sombra é que podemos dizer que é possivel se libertar, se centrar no verdadeiro Eu, que é divino.

Quando nos sentimos conectado todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações são verdadeiros, sem medos das opiniões alheias.
Podem dizer o que quiserem somos verdadeiros com nós mesmos.

 Essa acredito ser a melhor libertação o resto é construção dia a dia.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Peça Teatral “Os Subterraneos do Eu não Dito” !!

De volta aos.... - “Os Subterraneos do Eu não Dito” !!

Não visão, impressões, sensações, medo ansiedade, necessidade.

Um grito entalado.

Uma peça que nos diz, mostra , desperta tantas coisas e ao mesmo tempo desperta o NADA.

O NADA como possibilidade é o TUDO!!

TUDO pode ser construído através do NADA, muita possibilidade criativa, subjetiva, única, intransferível.

O ser humano sempre em busca de respostas quando algo penetra e nos sentimos sem sentido.

Deve haver um sentido nisto tudo!!

“Posso olhar somente para o fora? Posso ver sem ser visto? , Posso existir sem o dentro?”
O que é o dentro? Escuro , denso, em frangalhos em retalhos...rico , intenso, criativo, possível...

Quem tem coragem de descascar o repolho? Podemos nos descascar? Quem nos descasca? O que encontraremos ao descascar um repolho?
O repolho é o cérebro que sempre quer ter o controle de tudo ou ele é o Ser Humano que ao se descascar se descobre tirando suas camadas grossas, grudadas?
Repetições mecânicas, buscas , voltas , revoltas, com sentindo , sem sentido. O solitário que busca o sentido numa existência sem sentido...

Perguntas ....respostas e palavras que não ditas mais se ditas são malditas? Exclusão, Interdição, repressão...
Enfim, “Os Subterrâneos do Eu não Dito” são muitas perguntas, sem respostas, muitas possibilidade de um caminho sem termos certeza desse caminho. Escuro...tortuoso...intenso...vivo!!
É o NADA que é o TUDO!!
Isso é ARTE!!

"Um pouco de possível senão eu sufoco”- Gilles Deleuze

Para que exista mudança, fora aquela que não temos escolha, a vida impõe, existe as mudanças conscientes a que provocamos para que algo se renove.

Algo nos incomoda e refletimos quais as possibilidades de se modificar, transformar, avançar e agir

Para que isso ocorra tem que ter disposição para arcar com todas as conseqüências, sejam elas boa ou não.
Acredito que somos co-criadores, podemos inverter polaridades, aplicar o Devir, de mudar, de Vir-a -Ser sobre nossa estrutura de viver, pensar, agir.
Mudar mentalidade não é fácil no individual , imagine no social.

No plano individual, se trabalha com afinco no X da questão, é um trabalho solitário, árduo, temos que nos auto conhecer, estudar, pensar, construir e exercer o saber, colocar nosso corpinho na trincheira.

Nos arriscar a um mundo desconhecido, inseguro...quem quer essa instabilidade?
Poucos!!!

Propor uma mudança de mentalidade de um povo, numa classe é mais trabalhoso, precisa de políticos comprometidos com o Humano.
O comportamento dos brasileiros (Taubateanos) , tanto político como social, é de passividade, não se mobilizam facilmente, só quando mexe no seu bolso ( não podemos esquecer Era Collor) .

Políticos não comprometidos usam dessa máxima, Passividade, não investem na educação cívica e muito menos na ética, no diálogo.
Por que será que entra eleição e sai eleição e um dos focos é educação, que no entanto nunca muda?
Nas escolas não promovem a construção do Saber , mais a do Fazer, Reproduzir se faz , faz e não se pensa no que estão fazendo, ou se fragmenta o saber e este se torna enfraquecido.

Circulo sem fim?

Pensar cansa , dá trabalho, na minha relação com o outro vou ter que me desconstruir para vir tornar a Ser .

Por que temos uma classe artística tão “enfraquecida”?
Manda quem pode, obedece quem tem juízo e precisa pagar as contas do final do mês?

E aqueles que não se submetem a esse mecanismos? Esse círculo vicioso?
São tantas perguntas.

Podemos deitar e esperar talvez da proxima vez!

As máscaras sempre caem....isso é fato.

As máscaras sempre caem....isso é fato.

Colocamos máscaras para esconder quem somos, nos esconder de nós mesmos, dos nossos medos, fraquezas, para realizar objetivos que tem conseqüências para nós mesmos, para os outros e para nossa comunidade.

Escondemos nossa identidade, caráter ( ou a falta dele) , nos despersonalizamos.
A máscara nos prende num ser que não somos e por isso não conseguimos manter para sempre.
A vida é cheia de oportunidades , escolhas, mas o mascarado(s) não acredita nas suas próprias capacidades, ficando sempre preso às mascaras.

Os mascarados não confiam em ninguém por que não são dignos de confiança, a mascara é um símbolo de caráter enganoso, sua origem designava manifestação criação diabólica, daí já dá para pensar ( quem não tiver preguiça).

Admiro aqueles que não tem medo de pensar e dizerem o que pensam!!!!